
‘Dor nas costas é normal com a idade’ – MITO
Dr. Nigel Coriolano – “Cada vez mais eu vejo, no dia a dia da prática clínica, pessoas jovens procurando tratamento para dores nas costas e em outras partes do corpo. Na Realinhar, cada vez mais aparecem pacientes mais jovens, já tive paciente com 13 anos de idade em busca de tratamento para dores na coluna. O meu foco é corrigir o mais rápido essas alterações e prescrever exercícios mais dinâmicos, como pilates (principalmente) ou treinamento funcional.
‘A fraqueza muscular pode causar dor nas costas’ – VERDADE
Dr. Nigel Coriolano – “O hábito sedentário é um dos principais motivos de várias comorbidades. E neste caso, a fraqueza muscular, junto com a hipoativação muscular, ou seja, o músculo não realiza sua função no momento ideal para estabilizar o movimento, e quando atua ele é insuficiente, é fraco, ele pode sim gerar dor nas costas e entre as áreas do corpo.”
‘É possível tratar dor na coluna sem medicamento’ – VERDADE
Dr. Nigel Coriolano – Na Realinhar focamos no tratamento não farmacológicos para as dores agudas ou crônicas. A avaliação do paciente e a anamnese bem feitas, acompanhadas de exercícios físicos adequados para cada caso são as nossas formas de tratar as dores agudas e crônicas, sem medicamentos, com um Plano Terapêutico personalizado e eficaz. Caso o paciente ainda não tenha condições de realizar exercícios, a gente utiliza técnicas mais passivas, onde o terapeuta irá realizar os procedimentos, tais como: mobilizações articulares, entre outras técnicas que utiliza aparelhos, como o TENS e o laser para desinflamar, reparação tecidual e para diminuir a dor, por exemplo.” Nós não acreditamos na monoterapia, ou seja, uma técnica que resolva tudo, por isso toda a equipe é treinada e especializada em diversas técnicas diferentes para fornecer o melhor tratamento para os pacientes, trazendo o melhor resultado possível para cada situação.
‘Exercício físico piora a dor nas costas’ – MITO
Dr. Nigel Coriolano – ”O exercício bem prescrito, de acordo com a necessidade do paciente, vai ser muito benéfico. Na verdade, ele vai ajudar a corrigir o problema na coluna que a pessoa tem. O que piora a dor é fazer o exercício errado e sem estar com o corpo preparado para tal, ou pior, não fazer nada. Por isso é importante buscar um fisioterapeuta especializado antes de iniciar uma atividade física e ou esporte.”

‘Levantar peso sempre causa dor nas costas’ – MITO
Dr. Nigel Coriolano – “Aqui seguimos a mesma lógica da resposta anterior. O exercício bem prescrito, de acordo com a necessidade do paciente, não causa dor nas costas. Se você fizer algum exercício e suas costas doerem, tem algo errado. A execução do exercício pode estar errada, alguma musculatura que precisaria ser ativada durante o movimento não foi ativada, então, você precisa parar de fazer esse exercício e procurar orientação profissional”.
‘Má alimentação pode agravar o quadro de dores na coluna’ – VERDADE
Dr. Nigel Coriolano – “Uma dieta com alimentos pró-inflamatórios (que favorecem a inflamação do corpo) vai alterar a percepção de dores no corpo. Alimentos como açúcar refinado, processados, alimentos gordurosos inflamam o corpo e a coluna também vai sentir o impacto desta inflamação, mesmo sem ter uma lesão plausível.”
‘Ficar muito tempo sentado não causa dor nas costas’ – MITO
Dr. Nigel Coriolano – “Ficar muito tempo sentado é o maior causador de problemas na coluna. Os piores casos que atendo lá na Realinhar são de pessoas que ficam muito tempo sentadas em suas atividades laborais. Sem dúvidas, esta é a procura campeã lá na clínica.”
‘Se não aparece nada no exame de imagem, não há nada de errado’ – MITO
Dr. Nigel Coriolano – “O exame de imagem é um exame complementar, ou seja, ele auxilia a chegada de um diagnóstico dentro da avaliação do terapeuta ou de qualquer profissional da saúde. Porém, os sintomas e sinais que o paciente sente são soberanos a qualquer exame de imagem. O exame de imagem pode, por exemplo, apresentar nenhum desfecho plausível e o paciente apresentar muita dor.”
Dr. Nigel Coriolano é fisioterapeuta, com formação em ortopedia e trauamtologia e osteopata C.O., especialista em dores na coluna e fundador da Realinhar – Instituto de Terapia e Controle da Dor.
Siga @institutorealinhar