Onda de calor: saiba os principais impactos à saúde e como reduzir riscos

Nos últimos dias, o Brasil vivencia recordes de temperatura de uma onda de calor histórica, no que parece ser apenas uma amostra do que está por vir.

Há décadas, cientistas alertam para os perigos do aquecimento global e, agora, fenômenos como esse devem se tornar cada vez mais frequentes.

Em dias mais quentes, todos devem redobrar os cuidados com a saúde. No entanto, a atenção deve ser ainda maior para os mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

Somados ao calor, o tempo seco e a baixa umidade do ar aumentam problemas respiratórios e cardiovasculares, além de favorecer o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz e dificuldade para dormir.

O médico cardiologista Marcelo Franken, gerente de Cardiologia do Hospital Israelita Albert Einstein e diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), explica o que acontece no or…

Leia mais em: https://saude.abril.com.br/medicina/onda-de-calor-saiba-os-principais-impactos-a-saude-e-como-reduzir-riscos/